domingo, 8 de janeiro de 2012

Processo Histórico e Político da Educação do Campo no Brasil


Esta é uma apresentação simples e clara sobre o caminho percorrido até nossos dias pela Educação do Campo; o movimento educacional contextualizado pela realidade de quem vive no campo.
É uma apresentação da Professora Helana Freitas sobre a Educação do Campo no curso água como matriz Ecopedagógica (2008).

Para visualizar o trabalho completo, acesse o link:


Educação do Campo

“Construção de uma proposta de educação dirigida especificamente para a realidade das populações que vivem no campo; o papel da universidade pública na construção do projeto de Educação do Campo; o conceito de povos do campo: diversidade de sujeitos e de processos produtivos e culturais formadores do movimento da Educação do Campo.” (Helana Freitas, Centro Transdisciplinar de Educação do Campo e Desenvolvimento Rural - CETEC - Universidade de Brasília / 2008)

“A materialidade educativa de origem da Educação do Campo está no processo formador dos sujeitos coletivos da produção e das lutas sociais do campo. Por isso ela desfia o pensamento pedagógico a entender estes processos, econômicos, políticos, culturais, como formadores do ser humano e, portanto, constituintes de um processo de educação emancipatória, onde quer que ela aconteça, inclusive na escola.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário