Esta é uma apresentação simples e clara sobre o caminho percorrido até nossos dias pela Educação do Campo; o movimento educacional contextualizado pela realidade de quem vive no campo.
É uma apresentação da Professora Helana Freitas sobre a Educação do Campo no curso água como matriz Ecopedagógica (2008).
Para visualizar o trabalho completo, acesse o link:
Educação do Campo
“Construção de uma proposta de educação
dirigida especificamente para a realidade das populações que vivem no campo; o
papel da universidade pública na construção do projeto de Educação do Campo; o
conceito de povos do campo: diversidade de sujeitos e de processos produtivos e
culturais formadores do movimento da Educação do Campo.” (Helana
Freitas, Centro Transdisciplinar de Educação do Campo e Desenvolvimento Rural - CETEC - Universidade de Brasília / 2008)
“A materialidade educativa de origem da
Educação do Campo está no processo formador dos sujeitos coletivos da produção
e das lutas sociais do campo. Por isso ela desfia o pensamento pedagógico a
entender estes processos, econômicos, políticos, culturais, como formadores do
ser humano e, portanto, constituintes de um processo de educação emancipatória,
onde quer que ela aconteça, inclusive na escola.”
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